O que é glúten? como preparar farinha sem glúten

Farinha sem glúten não existe nenhum segredo no preparo da farinha sem glúten, mix de farinha é a mistura de várias farinhas que não contém glúten.

Fazendo algumas pesquisas sobre o glúten descobrir que ele nem sempre faz bem a saúde, então resolvi diminuir o glúten da minha alimentação, então veio a questão onde encontrar farinha sem glúten, sendo que sempre usei a farinha de trigo com mais preço baixo, tão popular aqui no brasil, quase todos alimentos com massa  utilizamos a farinha de trigo.

O que é glúten ?

...

Na verdade glúten é uma proteína encontrado no trigo, cevada e centeio, glúten exerce um papel fundamental no preparo de massas pois ele dá elasticidade se tornando mais fácil para modelar da forma que preferir. Um exemplo prático seria na preparação pães, pizza, massa de macarrão caseiro, biscoitos a massa por causa do glúten presente na farinha ela dar elasticidade ganhando forma, dando resultados na textura mais leve e fofinhos .

Partindo desse exemplo já se pode ter uma ideia clara sobre alimentos que são preparado sem glúten eles são mais ressecados, quebradiços em até alguns alimentos ficam borrachudos . Mas é possível preparar alimentos sem glúten e sem ter problemas ao modelar a massas, para um bom resultado no preparo o segredo esta no preparo da farinha mix , que são misturas de várias farinhas que não contém glúten.

Farinha que não possui glúten são :  farinha de arroz, polvilho, farinha de milho, fubá, farinha grão de bico, farinha de berinjela, fécula de batata, farinha de amêndoas, farinha de linhaça, farinha de coco.

 Mix de farinha SEM glúten

 

Neste preparo de farinha sem glúten para ela fica bem próximo da farinha de trigo, com efeito na sua composição e textura, foram misturado, fácula de batata para dar liga deixando a massa mais leve . Polvilho doce deixa a massa com aspecto dourado e com pouco de elasticidade, farinha de arroz a base da mistura além de tudo possui um sabor neutro. Goma xantana ajuda na elasticidade e a massa fica fofinha, mas é opcional usar na mistura.

Como preparar farinha sem glúten 

500 gramas de farinha de arroz

250 de farinha de arroz integral

200 gramas de fécula de batata

100 gramas de polvilho doce

02 colher (chá) de goma xantana

Em uma vasilha misture tudo e guarde em local fresco e seco

Sugestão – se preferir fazer a farinha de arroz, é preciso ter um bom triturador

Se você deseja receber receitas usando farinha sem glúten, Deixe seu comentário logo ABAIXO

Você pode interessar 

Receitas sem glúten sem lactose – cursos Veja Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *