Tecido adiposo como funciona – o que é?

Tecido adiposo como funciona – o que é? em qual região do corpo tem a maior concentração.

Tecido adiposo são variedade de tecido encontrada na células adiposa envolvendo e acumulando gotinhas de lipidios  no citoplasma que fica localizado abaixo da pele conhecida por nome hipoderme. O tecido adiposo ele envolve e modela a superfície do corpo na separação térmica do organismo.

Ele também exerce a função de servir como depósito de energia que são triglicerídeos acumulado nos depósitos, funciona da seguinte forma:

Quando um individuo passa por muito tempo várias horas sem se alimentar, então ele entra em ação buscando e fornecendo  energia no deposito triglicerídeos acumulados

Função do tecido adiposo

Tecido adiposo, além dele servir como armazenamento de gordura ele também atua como isolamento térmico ajudando na manutenção da temperatura do corpo agindo como amortecedor protegendo contra choques mecânicos entre a pele e orgãos  internos.

Todo indivíduos seja pessoas ou animais com vida sedentária que só come não tem nenhum gasto calórico, não tem hábito de praticar atividades física, por  isso a tendência é aumentar o excesso de gordura no tecido adiposo aumentando o peso e volume corporal chegando a obesidade, sobrecarregando coração e pulmões.

...

O que é tecido adiposo unilocular 

Este nome foi dado pelo fato de apresentar gotículas de gorduras que predomina e preenche quase todo o citoplasma deixando o núcleo periférico. também como tecido adiposo que normalmente a sua cor varia entre o amarelo, branco  e escuro essa coloração é devido o acúmulo de carotenoides que dissolvem na gordura.

Diferença do panículo adiposo entre bebes e adultos – a camada de gordura sob a pele do bebê a espessura é uniforme, já nos adultos o acúmulo é determinado nas posições distribuição por regulação hormonal.

Lipídios armazenamento de triglicerídeos são fontes alimentação a partir de glicose

Moléculas como leptina e adiponectina – leptina são hormônios regulador da quantidade de tecido adiposo no corpo e também na ingestão de alimentos.

Adiposo multiocular –  contém várias gotinhas de gorduras e mitocôndrias que esta localizado no centro, possui cor castanha marrom, por causa da vascularizar e as numerosas mitocôndrias gerando energia mais rápido em comparação ao tecido unilocular.

Tecido adiposo celular gordurosa – Ela tem a maior concentração na região do abdômen, que pode desencadear doenças como problemas de coração e outros, por isso extremamente importante praticar exercícios físico e manter alimentação saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *